CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

POLÍTICA: FÁTIMA NUNES REÚNE JUIZ, PROMOTOR E COMUNIDADE PARA DISCUTIR A BARRAGEM DO GASPARINO

Na manhã desta quarta-feira (25), a deputada Fátima Nunes (PT) esteve no município de Jeremoabo, em reunião com o Juiz Cível, Dr. Paulo Eduardo de Menezes Moreira, com o promotor de justiça, Dr. Leonardo Candido Costa e mais 15 representantes da comunidade para discutir a situação das famílias que tiverem suas casas desapropriadas pela Prefeitura de Coronel João Sá, devido a construção da Barragem do Gasparino.

A Barragem é uma obra executada pela Prefeitura, em convênio com o Ministério da Integração Nacional e, segundo a deputada, o projeto em momento algum contemplou os valores que seriam destinados às indenizações e somente no final de 2010, quando as obras já estavam em fase de conclusão, o município apresentou, junto ao Ministério da Integração, o Plano Básico Ambiental – PBA da Barragem Gasparino, que tem por finalidade angariar recursos para as construções, relocações e desapropriações.

A deputada disse que o projeto da obra, não realizou adequadamente a avaliação das propriedades, para que fosse possível estabelecer valores justos aos bens. “Das 135 famílias, 100 já receberam as indenizações, mas foram pagos valores que não correspondem a real situação da propriedade. As outras 35 famílias estão sem receber a indenização, como forma de protesto, por acreditarem em uma indenização mais justa e equivalente a real condição de suas terras”. 

“Não podemos nos conformar com essa injustiça, alguma coisa precisa ser feita e com urgência, principalmente porque o período das chuvas está chegando e a barragem vai aumentar muito o nível da água, podendo causar um sério acidente envolvendo as pessoas que não deixaram suas casas, por esse motivo procurei a justiça”, disse Fátima Nunes.

Na reunião ficou definido que ainda na primeira quinzena de junho haverá um novo encontro, dessa vez com a participação do Ministério Público, Ministério da Integração e Prefeitura. “Vamos tentar uma conciliação, se não chegarmos a um acordo que beneficie os trabalhadores daremos continuidade a essa briga na justiça”, disse o líder comunitário Zé Oliveira.

A parlamentar já esteve em três audiências em Brasília, com o Ministério da Integração Nacional, para reivindicar melhor tratamento às famílias e agilidade na resolução do problema. “Temos que encontrar uma solução urgente, essas famílias estão sem casa e sem terra. São mais de 500 pessoas sem sustento, tendo em vista que são agricultores e precisam da terra para trabalhar. Não há descanso enquanto a solução não for encontrada”, disse Fátima Nunes.

A Barragem do Gasparino vai levar água para seis municípios da região: Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Sítio do Quinto, Adustina, Paripiranga e Jeremoabo. Um investimento de R$ 120 milhões, que irá beneficiar mais de 200 mil pessoas. 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Deputada Fátima Nunes

Nenhum comentário: