CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

EBDA divulga Programa ABC a produtores de leite


Durante reunião da Cooperativa dos Produtores de Leite de Ribeira do Pombal, realizada na manhã desta quarta-feira (23), na sede da cooperativa, o engenheiro agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), José Augusto Garcia, falou aos cooperados sobre o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Governo Federal. Com o objetivo de estimular a adesão dos agricultores, o agrônomo explicou os incentivos governamentais para a redução da emissão dos gases do efeito-estufa pela agricultura.

Na palestra, Garcia explicou a ligação entre a criação de gado e a produção de gases-estufa. “A fermentação anaeróbica do esterco, que acontece principalmente quando os animais são criados em regime de confinamento, libera gás carbônico (CO2) e metano (CH4) em altas concentrações, o que polui o ar e contribui para o aquecimento do planeta”, esclareceu o agrônomo.

O programa prevê incentivos do governo para instalar biodigestores nas propriedades rurais, aproveitando os dejetos do gado na produção de biogás e geração de energia elétrica. Na implantação do programa, Garcia explicou que selecionará propriedades com rebanhos acima de 40 cabeças, para implantação e acompanhamento da instalação do biodigestor. “Essa é uma oportunidade magnífica para reduzir os impactos negativos da ação do homem no meio ambiente e ainda aumentar a renda do empreendimento, já que a energia limpa gerada pode abastecer a propriedade e o excedente ser vendido para as concessionárias”, elogiou o presidente da cooperativa, José Nazareno Fonseca.

“É um sonho pensar que nosso sertão possa produzir energia. Tenho grande interesse nessa tecnologia que agora, com incentivo do governo, estará muito mais acessível”, comemorou o criador José Jorge Dantas Martins.

Mais renda, mais alimentos

O Programa Agricultura de Baixo Carbono, criado em 2010 pelo Governo Federal, dá incentivos e recursos para os produtores rurais adotarem técnicas agrícolas sustentáveis. Tudo para mitigar e reduzir a emissão dos gases de efeito estufa – gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso.

Além da implantação de biodigestores, conforme informou José Garcia, o Programa ABC prevê ainda investimentos para recuperação de pastagens, na integração lavoura/pecuária e para implantação de sistemas agroflorestais. “A ideia é difundir uma produção agropecuária sustentável, que preserve o meio ambiente e proporcione mais renda ao produtor e mais alimentos para a população”, finalizou Garcia.

Fonte: Assimp/EBDA

Nenhum comentário: