CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

Esporte: Quatro anos após tragédia da Fonte Nova, estádio renasce sem esquecer o passado

Nova arena terá museu para relembrar a história do futebol baiano. Memorial para as vítimas do acidente de 2007 não consta no projeto.

Setor leste, onde ocorreu a tragédia, é o que tem as obras mais avançadas

Entre gruas, lajes, caçambas e operários, uma imponente construção começa a tomar forma. Não é uma construção qualquer. Cercada de histórias, a Fonte Nova ressurge, mas nesta sexta-feira, 25 de novembro, o barulho da obra silencia. Completam-se quatro anos de uma das maiores tragédias do futebol brasileiro.

Há quatro anos, um dia que deveria ser de festa tornou-se trágico. Dentro de campo, o Bahia empatou com o Vila Nova e conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Nas arquibancadas, o drama. Parte de um dos degraus do anel superior do estádio cedeu e sete torcedores morreram.

Márcia Santos Cruz, Milene Vasques Palmeira, Midiã Andrade dos Santos, Jadson Celestino Araújo Silva, Djalma Lima Santos, Anísio Marques Neto e Joselito Lima Júnior, perderam suas vidas no acidente. Quatro anos depois, é justamente o lado leste do estádio, o mesmo onde aconteceu a tragédia, o setor que tem as obras mais avançadas no processo de construção da nova Fonte Nova.

Neste mês de novembro, o avanço físico da obra ultrapassou os 35% de execução. Já foram finalizadas as etapas de demolição, reciclagem do concreto, terraplanagem e fundações da arena. Na fase atual da obra, estão sendo executados os serviços de montagem da superestrutura da arena (pré-moldada e moldada in loco), com a colocação de pilares, vigas e lajes.

Confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Fonte Nova luta contra o tempo para também se garantir como sede da Copa das Confederações de 2013.

Ferida aberta...

A tragédia de 2007 estava anunciada há tempos. Menos de um mês antes, um relatório elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquiteturas e Engenharia (Sinaenco), apontou o estádio baiano como o pior entre os 29 principais do país. Problemas nos banheiros, de ferrugem e oxidação foram apontados no estudo, o que não foi suficiente para impedir a tragédia.

Poucos meses após a interdição do estádio, chegou-se cogitar a possibilidade da construção de um memorial para as vítimas. A ideia não deve sair do papel. A homenagem aos sete mortos na tragédia não está nos planos da nova arena. No entanto, é possível que o acidente seja lembrado dentro do novo estádio. O projeto de um museu do futebol baiano faz parte da nova Fonte Nova.

Aos poucos, a nova Fonte Nova começa a ganhar forma

Independente da criação do memorial e das homenagens, as sete vítimas certamente não serão esquecidas por seus familiares. Quatro anos depois, a maior parte prefere o silêncio. Familiares ouvidos pela reportagem, e que pediram para que não fossem identificados, afirmaram que o seguro de R$ 25 mil prometido pela CBF já foi pago. Além disso, eles recebem uma pensão com valores variados, mas que correspondem ao salário das vítimas. A mãe de uma das vítimas recebe apenas R$ 500 por mês.

Quem também não esquece o dia 25 de novembro é o Jader Landerson. Único sobrevivente da tragédia, o garoto de poucas palavras é sucinto.

- Não gosto de ir ver mais, não – diz o jovem de 21 anos, contando que deixou de lado sua antiga paixão, o Bahia.

Na queda de uma altura de 15 metros, Jader fraturou três vértebras da coluna e parte da coxa esquerda. O acidente também deixou marcas invisíveis: ele ficou com um pequeno distúrbio por causa da pancada na cabeça. Por conta das sequelas, Jader Landerson tem que fazer sessões diárias de fisioterapia. De segunda a sexta-feira, 1h30 de exercícios. Um carro disponibilizado pelo governo do estado serve como transporte.

Com seus dramas e feridas abertas, a Fonte Nova ressurge com a esperança de reescrever novos dias de história que tenham apenas finais felizes. E que o 25 de novembro de 2007, sirva apenas como lição de erros que não podem voltar a acontecer.

Nenhum comentário: