CONTATOS :( 75 ) 9921 - 9819 >>> ( 71 ) 9953 - 9584 >>> ( 79 ) 9860 - 5211 >>> >>> CONTATOS:(71) 9937-9019 / (75) 9921-9819 / (79) 9860-5211 wsom.sq@hotmail.com / radioabrasom@gmail.com >>

Empresários japoneses conhecem oportunidades de investimentos na Bahia

As oportunidades de investimentos, negócios e parcerias com a Bahia nos segmentos de infraestrutura, logística, mineração e transportes foram apresentadas pelo secretário do Planejamento do Estado da Bahia, José Sergio Gabrielli, em Tóquio, no Japão, durante um evento promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Japão, entre os dias 28 e 29 de maio, que reuniu mais de 200 empresários.
 
Uma das expectativas do titular da pasta do Planejamento é ampliar a participação de empresas japonesas no Estado. "A Bahia tem uma posição estratégica no crescimento brasileiro e nordestino, sobretudo com o potencial agrícola e mineral a ser desenvolvido. Acredito que as relações comerciais tendem a se aprofundar, pois empresas japonesas já estão associadas na comercialização de produtos agrícolas da Bahia e, também, estão ligadas à operação de comércio entre o estado e o restante do mundo", destaca Gabrielli. 
 
Segundo dados da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, a Bahia é o quinto estado brasileiro em volume de recursos investidos por empresas japonesas no país, entre os anos de 2004 e fevereiro de 2012, totalizando R$ 1,15 bilhão. 
 
Investimento

O Japão é o sexto maior investidor internacional no Brasil e os laços do empresariado japonês com a Bahia vêm se estreitando cada vez mais. No início deste mês, por exemplo, a empresa japonesa Kawasaki Heavy Industries Ltda., se associou às baianas Odebrecht, OAS e UTC, no empreendimento de construção e operação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), na Ponta do Corujão, município de Maragogipe, no Recôncavo baiano. 
 
Com 130 anos de experiência no ramo, a empresa passou a ser proprietária de 30% do EEP e se comprometeu a transferir tecnologia e capacitar os trabalhadores locais para atuar na construção de navios, plataformas de exploração e unidades de perfuração de poços de petróleo. Maior investimento privado em realização na Bahia, com previsão de R$ 2 bilhões até 2014, o EEP vai gerar 3 mil empregos diretos durante a construção e 5 mil após o início da operação, recolocando assim o Estado no mercado da indústria naval.
 
Outra empresa japonesa em solo baiano é a Mitsui Gás e Energia do Brasil, que é controlada pelo grupo Mitsui & CO., LTD. Ela é sócia da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado.
 
Prêmio

Ainda durante o evento, José Sergio Gabrielli também recebe o prêmio CCBJ Awards 2011, que o reconhece como executivo que mais se destacou nas relações comerciais e empresariais entre o Brasil e o Japão no ano passado.




Fonte :SEPLAN

Nenhum comentário: